terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Heil Calcio!

A vida em 1934 não andava fácil, o mundo se recuperava de uma crise (1929) e a Europa vivia à sombra de dois ditadores que dispensam apresentações. Hitler que assumiria a presidência da Alemanha em agosto desse mesmo ano após a morte do então Presidente Hindenburg e Benito Mussolini que já ditava seu fascismo na Itália, tentando propagá-lo para o resto do continente europeu. 


Os "fantasmas" que assombravam a Europa, Mussolini e Hitler.






Foi nessa pressão e com cheiro de guerra que se deu início a segunda Copa do Mundo da história, em 1934, realizada na Itália e infelizmente infectada pelo fétido vírus da politicagem. Enquanto no século XXI alguns ditadores maquiados como democratas, tiram proveito de filmes para se promover, em 1934 IL Dulce (como era conhecido Mussolini) através do maior espetáculo da terra, tentava promover o fascismo ou "a nova face do país", como ele mesmo dizia.Claro que com tudo isso, coisas estranhas aconteceram na segunda edição da copa, como a suposta participação de Mussolini na escolha de árbitros que apitaram os jogos da "Squadra Azurra" (apelido da seleção italiana),incluindo um encontro com o árbitro sueco Ivan Eklind, antes do mesmo apitar a semi-final e a final do torneio. Imaginem o que vai acontecer no Brasil em 2014 se algumas "figurinhas" ainda comandarem o país. 
Deixando, fascistas, nazistas e falsos esquerdistas de lado, a Copa de 1934 também teve futebol, foi menos abrilhantada pois a seleção Uruguaia, bi-campeã olímpica e campeã da copa em 30, recusara-se a participar respondendo ao protesto feito pelas esquadras européias na Copa de 30 (Veja postagem 2). 
Participaram então, Argentina, Alemanha, Áustria, Bélgica, Brasil, Egito, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Hungria, Itália, Romênia, Suécia, Suíça e Tchecoslováquia, totalizando 16 times que se classificaram pela primeira vez através do sistema de eliminatórias, até a anfitriã Itália teve de participar, foi a unica vez na história em que o país sede participou de uma eliminatória. 



Cartaz da Copa de 1934, política e um pouco de futebol


O "Calcio" em 1934, foi mais semelhante a Copa do Mundo que conhecemos hoje em dia, a diferença era a inexistência da fase de grupos, ou seja, era o bom e velho mata-mata, sendo que os jogos das oitavas(1ª fase) foram definidos por sorteio. A Itália, que se consagraria campeã dessa edição, teve em seu primeiro confronto a seleção americana como adversária, que não deu o menor trabalho aos "soldados" de Mussolini, o jogo terminou 7 X 1 para os italianos, foi a maior goleada dessa copa.
A Itália ainda enfrentou a Espanha nas quartas de final, onde empatou por  1X1, como não havia disputa de pênaltis na época, a vaga para a semi-final, foi decidida em um jogo desempate dois dias depois, vencido pela Azurra por 1x0.
No caminho da campeã apareceram ainda a Áustria (considerada por muitos a grande seleção do torneio), vencida por 1X0 e a Tchecoslováquia que sofreu a derrota por 2X1, perdendo o título para os italianos. 
Itália, campeã em 1934

É impossível falar da copa de 1934, sem citar a seleção Austríaca comandada pelo técnico Hugo Meisl. 
O "Wunderteam" (time maravilhoso em austríaco), não recebeu esse apelido por acaso, era uma seleção de toques rápidos e refinados, algo moderno para tempos de futebol desorganizado, assim encantou a Europa na década de 30 com seu futebol arte e posteriormente o mundo, sendo mais uma dessas seleções que devido aos gracejos dos deuses futebolísticos, não levou o caneco, foi a primeira seleção das copas que encantou mas não levou, assim como, Hungria (1954), Holanda (1974) e Brasil (1982). 
A Áustria cairia na semi, diante dos italianos, a derrota foi demais para os jogadores austríacos que não tiveram forças para derrotar os alemães na disputa do 3º lugar, uma pena para quem ama o bom futebol. 
O Grande astro desse time era Matthias Sindelar, considerado o maior esportista da história austríaca(apesar de ser tchecoslovaco) no século XX. 
Matthias Sindelar ou "Homem de Papel" como era conhecido por sua leveza em campo, além da grande craque, Entrou para a história do futebol ao enfrentar o nazismo logo após a copa.  Alemanha e Áustria se unificaram e o território austríaco passou a ser comandado pelos nazistas, Matthias, que era judeu, se recusou a vestir a camisa alemã, por motivos óbvios. 









Matthias Sindelar, o "Homem de Papel"



JOGOS DA ITÁLIA, CAMPEÃ EM 1934:

Oitavas de final
Itália 7 X 1 Estados Unidos

Quartas de final

Itália 1 X 1 Espanha
  
Jogo desempate (não havia disputa de pênaltis)

Itália 1 X 0 Espanha

Semi-final

Itália 1 X 0 Áustria

Final

Itália 2 X 1 Tchecoslováquia


O BRASIL NA COPA DE 1934:

O Brasil de 34, repetiu o fiasco de 1930, foi eliminada logo na primeira fase, perdendo de
3 X1para a Espanha, fazendo com que nossa seleção amargasse o 14º lugar. 
O único gol brasileiro marcado nessa copa, foi feito por Leônidas da Silva o "Diamente Negro" grande inventor da bicicleta. 














Leônidas e sua "invenção"


Jogos da nossa seleção

Oitavas de final
Brasil 1 X 3 Espanha

Elenco
Ariel , Armandinho, Áttila,Canalli, Carvalho Leite, Germano, Leônidas da Silva, Luís Luz, Luisinho, Martim Silveira, Octacílio, Patesko, Pedrosa, Sylvio, Tinoco, Waldyr, Waldemar de Brito.

Técnico: Vinhais

Uniforme da seleção brasileira, ainda branco e azul

CURIOSIDADES DA COPA NA ITÁLIA

 - O jogador Filó, foi o primeiro jogador brasileiro a conquistar uma Copa do Mundo, defendendo a Itália. 
 - Nove jogadores da América do Sul, defenderam a Squadra Azurra em 1934.
 - Na disputa pelo 3º lugar a seleção austríaca jogou com um uniforme emprestado pelo Napoli (time italiano), pois tanto a Áustria como a Alemanha, utilizavam uniformes de mesma cor e naquela época ainda não havia uniforme reserva.
 - O Brasil foi inscrito nas eliminatórias da copa, mas não precisou jogar, venceu o Peru por W.O.
 - A Suíça tinha um jogador míope, Kielholz, que atuou em duas partidas de óculos e ainda marcou gols nos dois jogos. 

DADOS GERAIS:

Pais sede: Itália
Campeão: Itália
Jogos: 17
Gols: 70
Média de gols: 4,12
Média de público: 23.235
Artilheiro: Nejedly (Tchecoslováquia) 5 gols. 












Um comentário:

  1. Saudações,

    Gostei muito do seu Blog, inclusive vou fazer uma ponte no meu Blog como notícias e História.

    Pode conferir depois: www.profhugoleonardo.blogspot.com

    Peço a liberdade de divulgar seu Blog aos meus alunos, sei que vão gostar por amar futebol.

    Parabéns !

    ResponderExcluir